Quanto tempo demora o processo de divórcio?

Quer saber quanto tempo demora o processo de divórcio? Quando existe consenso entre o casal sobre o divórcio, o processo todo leva em torno de três meses. No entanto, quando não existe acordo acontece o divórcio litigioso. Este é bem mais demorado, e em alguns casos pode levar dois anos ou mais.

 

Para o advogado de divórcio, Daniel Silva do escritório Galvão & Silva Advocacia, se você quer se separar em tempo mais hábil e cortar custos com o processo, a melhor solução é tentar entrar em um acordo com seu ex-cônjuge. No artigo de hoje, vamos entender melhor como isso funciona e tirar outras dúvidas sobre o divórcio.

 

Acompanhe e veja quanto tempo demora o processo de divórcio.

 

Então, quanto tempo demora o processo de divórcio?

 

O tempo que um processo de divórcio pode levar depende se existe ou não consenso entre o casal para realizar o processo. Porque, quando o casal está de acordo, tudo vai muito mais rápido e o divórcio leva em torno de três meses.

 

Isso é assim porque não é necessário entrar na justiça para disputar coisas como bens ou a guarda de filhos por exemplo. Pois, mesmo havendo bens e filhos menores de idade, o casal já decide como será feita a partilha e as questões de guarda de comum acordo.

 

Isso permite que todas as demandas que o divórcio exige sejam agilizadas na justiça. Inclusive, o casal pode contar com um único advogado para realizar o processo todo, já que não existe nenhuma disputa entre as partes.

 

Agora, quando o processo de divórcio é realizado no cartório, sem entrar na justiça, é ainda mais rápido. Pois, em cerca de 3 dias, o processo todo pode ser concluído. Mas, para realizar o divórcio dessa forma, o casal não pode ter bens a partilhar, nem filhos menores de idade ou incapazes.

 

Quanto tempo demora o processo de divórcio litigioso?

 

Quando não existe consenso entre o casal sobre questões como a guarda dos filhos e os bens da partilha. Ou ainda, um dos cônjuge não quer a separação, é preciso entrar na justiça para um processo de divórcio litigioso.

 

Nesse caso, cada cônjuge precisa ser representado por seu próprio advogado. Além disso, como existem disputas entre o casal, o processo é mais demorado. Pois, tudo aquilo em que não houver acordo precisa ser determinado por decisão judicial.

 

Por esses motivos, um divórcio litigioso pode levar até dois anos ou mais. No entanto, o tempo exato depende de cada processo. O que significa que na prática, esse tempo pode variar para mais ou para menos, a depender da situação de cada casal.

 

É obrigatório ter advogado para se divorciar?

 

Independente de quanto tempo demora o processo de divórcio, você vai precisar de um advogado. Isso é verdade mesmo nos casos em que o casal está de acordo com a dissolução da União e realiza o divórcio em cartório.

 

Isso é assim porque a Escritura Pública do divórcio não pode ser lavrada pelo cartório, caso não haja um advogado para assinar. Mas, em processos onde o divórcio é consensual o casal tem como vantagem poder contar com um único advogado, como já mencionamos.

 

Concluindo

 

O tempo de duração de um processo de divórcio depende do tipo de processo. Pois, a separação é bem mais rápida quando há acordo entre o casal. Principalmente, se for feito no cartório.

 

Já o divórcio litigioso é muito mais demorado, devido às disputas e a necessidade de decisão judicial.

 

Tirou suas dúvidas sobre quanto tempo demora o processo de divórcio? Comente!